O Memorial Erbo Stenzel, resultante de um concurso nacional de projeto de arquitetura, proposto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR), celebra a memória e a história de um dos maiores escultores paranaenses.
Nascido em Paranaguá, em dezembro de 1911, Erbo Stenzel logo veio com a família para Curitiba, e começou seus estudos na Escola Alemã.
Aluno e discípulo de João Turin e Lange de Morretes, ícones do movimento paranista, Stenzel deixou importantes marcos referenciais da paisagem urbana de Curitiba como as estátuas monumentais do Homem Paranaense e a Deusa da Justiça, popularmente conhecidos como o Homem Nu e da Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro, com o baixo-relevo que narra as etapas históricas do desenvolvimento do Estado, no conjunto edificado pelo Centenário da emancipação do Paraná. Também são de sua autoria as esculturas “Água pro Morro”, a popular Maria Lata d’Água, nos fundos do Paço Municipal; da Mulher Reclinada; o torso do Trabalhador e os bustos de Poty Lazzarotto; da professora Júlia Wanderley e do mestre João Turin.
A arte nunca morre. Ao resgatar a memória de Erbo Stenzel, com uma escultura em sua homenagem no Parque Vista Alegre, a Prefeitura de Curitiba eterniza o trabalho e o talento do aluno que virou mestre em valorizar o Paraná em suas obras.
(TEXTO JOAO PEDRO AMORIM)